FAQ – Perguntas Frequentes

FAQ - Perguntas Frequentes

Consulte as dúvidas mais comuns quando o assunto é PRECE e os planos de benefícios por nós administrados. Para consultar outros assuntos não listados nessa seção, entre em contato com a nossa equipe de atendimento através do canal Fale Conosco, clicando aqui.

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O que são benefícios de risco?

São aqueles que dão cobertura a você ou seus beneficiários, diante de fatos imprevisíveis, como invalidez e morte. A Prece oferece benefício de risco para seus participantes (aposentadoria por invalidez) e seus beneficiários (pensão por morte).

O que é abono anual?

É o 13º benefício dos participantes ou beneficiários que recebem aposentadoria e pensão. O valor pago corresponde ao valor do benefício mensal, sendo que no primeiro ano de recebimento o mesmo é proporcional à Data de Início do Benefício (DIB).

O que significa a sigla DIB?

A sigla DIB refere-se a Data de Início do Benefício, a qual determina o dia em que o(a) Aposentado(a) ou o(a) Pensionista passam a fazer jus ao Benefício, conforme regras estabelecidas no Regulamento de cada Plano de Benefício.

Como realizar simulações dos valores de aposentadoria?

As simulações podem ser realizadas na Área do Participante, informando seu CPF e senha.

No menu “Simulador de Benefício” o participante pode realizar 3 tipos de simulação, sendo:

a) Simulação 1 – Contribuição Atual:

Nesta simulação, o participante informa a idade que deseja se aposentar. A simulação considera a manutenção das contribuições atuais até a idade indicada para o cálculo do benefício.

b) Simulação 2 – Contribuição Desejada:

Nesta simulação, o participante simula qual seria o valor de seu benefício caso alterasse o valor de sua contribuição.

c) Simulação 3 – Valor de Benefício Desejado:

Aqui é possível indicar em qual idade se deseja aposentar e qual valor de benefício gostaria de receber para saber quanto é necessário contribuir.

Ressaltamos que as simulações não representam garantia de valor de benefícios futuros.

Como funciona o benefício de Renda por Prazo Determinado?

O benefício de Renda por Prazo Determinado é uma renda paga mensalmente, que possui prazo definido de acordo com a escolha do participante e os limites previstos em regulamento. Nesta modalidade a renda é calculada financeiramente utilizando o saldo acumulado do participante e um fator que considera o prazo escolhido e a taxa de juros vigente no plano.

Como funciona o benefício de Renda por Prazo Indeterminado?

O benefício de Renda por Prazo Indeterminado é dividido em duas modalidades:

  • Renda por Prazo Indeterminado Com Pensão: É uma renda paga mensalmente, apurada considerando o saldo acumulado do participante e um fator que leva em conta a sua idade, a idade dos dependentes inscritos e a taxa de juros vigente do plano. Em caso de falecimento do assistido, a renda é recalculada de acordo com os dependentes inscritos, sendo revertida para pensão.
  • Renda por Prazo Indeterminado Sem Pensão: É uma renda paga mensalmente, apurada considerando o saldo acumulado do participante e um fator que leva em conta a sua idade e a taxa de juros vigente do plano. Em caso de falecimento do assistido, o saldo remanescente é pago aos dependentes inscritos no plano e na falta destes aos herdeiros legais.

Como funciona o benefício de Renda Vitalícia?

No benefício de Renda Vitalícia ocorre o recebimento do benefício na forma de renda mensal vitalícia, reajustada anualmente de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC. Contudo, é importante destacar que essa modalidade possui características mutualistas. Dessa forma, na hipótese de resultados deficitários, os mesmos devem ser equacionados por patrocinadores, participantes e assistidos que estão sob essa modalidade, na proporção existente entre as suas contribuições, conforme o disposto no artigo 21 da Lei Complementar n° 109 de 29 de maio de 2001.

Como acesso a Área do Participante?

Para acessar a Área do Participante, o participante deverá clicar no menu “Área do Participante”, no canto superior direito deste site e informar seu CPF e senha de acesso.

Como obtenho minha senha para entrar na Área do Participante?

Caso o participante não possua cadastro na Área do Participante, deverá clicar em “Quero me cadastrar” e informar os dados necessários para realização de cadastro.

Esqueci minha senha para acesso à Área do Participante, e agora?

Caso o participante ou assistido esqueça a senha de acesso, basta clicar no menu “Área do Participante”, no canto superior direito deste site e selecionar a opção “Esqueci minha senha” e informar seu número de CPF. O sistema irá gerar automaticamente uma nova senha, que será encaminhada para o e-mail cadastrado.

Como faço para atualizar meus dados na Área do Participante?

É essencial que seus dados cadastrais estejam sempre atualizados! Além de ser a forma de entrarmos em contato com você, alguns dados podem influenciar até mesmo no cálculo do seu benefício atual ou futuro. Por isso, mantenha o seu cadastro sempre em dia com a PRECE!

Dados relativos à endereço, telefones de contato e e-mails poderão ser atualizados na Área do Participante automaticamente. Para tanto, após acessar sua Área do Participante, clique em “Participante”, em seguida em “Cadastro”, localizado abaixo de “Alteração”.

Para alteração dos demais dados cadastrais, entre em contato com a nossa Equipe de Atendimento através de um dos canais informados abaixo:

Tel.: (21) 3282-8260 | 3282-8160 | WhatsApp: (21) 99163-8180 | E-mail: prece@prece.com.br

O site da Prece não funciona adequadamente no meu computador. Por quê?

Para garantir a melhor experiência em nosso site, é importante manter seu navegador de internet (Chrome, Firefox, Safari, Internet Explorer, Edge) sempre atualizado com a última versão disponível. Geralmente, a atualização é automática, porém caso o navegador esteja há muito tempo sem ser fechado, pode estar desatualizado.

Como contratar empréstimos na Prece?

Os empréstimos Prece estão disponíveis para simulação e contratação online, por meio da Área do Participante no menu “Empréstimo”. No momento da contratação, deverá ser informada conta bancária em nome do mutuário, e, sendo confirmada a operação, o crédito na conta cadastrada é realizado em 3 (três) dias úteis após a confirmação do financiamento. As contratações online estão disponíveis aos Participantes e Assistidos de todos os planos de benefícios administrados pela Prece.

A contratação de empréstimo por meio da Internet pressupõe a prévia leitura e aceitação dos artigos da Regra do Programa de Empréstimo Pessoal Prece, bem como as cláusulas do Contrato de Empréstimo Pessoal Prece.

Os Participantes que solicitarem a contratação de empréstimo pela Internet terão acesso ao Contrato de Empréstimo Pessoal Prece com as informações da concessão quando finalizarem a operação na Área do Participante, sendo possível imprimir ou salvar o documento. O histórico de contratos de empréstimos fica salvo no menu “Empréstimos” > “Consulta Empréstimos”> “Ações” > “Imprimir”.

Como faço para simular os valores?

Basta acessar a Área do Participante com seu CPF e senha e acessar o menu “Empréstimo” > “Simular Empréstimo” > “Simular”, e seguir as instruções.

Em caso de dúvida, entre em contato com a nossa Equipe de Atendimento, através de um dos nossos telefones: (21) 3282-8260 / 3282-8160.

Fiz a solicitação do empréstimo, isso garante que será aprovado?

Sim, caso consiga efetivar a solicitação do Empréstimo Prece na Área do Participante, seu crédito será depositado, automaticamente, em 3 (três) dias úteis.
Destacamos que, caso os dados bancários não estejam corretos, a operação não será confirmada e nossa equipe entrará contato para solucionar a divergência identificada.
Caso o solicitante perceba que algum dado está incorreto, após finalizar a solicitação, o mesmo deverá entrar em contato com a nossa Equipe de Atendimento, através de um dos nossos telefones: (21) 3282-8260 / 3282-8160.

Como realizo o pagamento de parcelas em atraso?

O Participante pode consultar a situação do empréstimo em “Empréstimo” na Área do Participante. Caso tenha parcela em atraso, envie um e-mail para prece@prece.com.br ou entre em contato com a nossa Equipe de Atendimento, através de um dos nossos telefones: (21) 3282-8260 / 3282-8160.

Posso quitar ou amortizar meu empréstimo atual?

Sim, é possível emitir boletos para quitação antecipada ou amortização de saldo devedor do Empréstimo Prece. Para tanto, envie um e-mail para prece@prece.com.br ou entre em contato com a nossa Equipe de Atendimento, através de um dos nossos telefones: (21) 3282-8260 / 3282-8160.

O que acontece com a dívida se o mutuário vier a falecer?

Na concessão ou renovação do empréstimo, é cobrada a taxa de risco QQMI (Quota de Quitação por Morte ou Invalidez), para fins de quitação do saldo devedor do mutuário, em caso de morte ou aposentadoria por invalidez. Essa taxa de risco dá cobertura ao longo do período contratado para quitação do financiamento. Ou seja, ela funciona como se fosse um “seguro” do empréstimo.
Essa medida reduz a possibilidade de perdas para os planos de benefícios, além de isentar herdeiros de possíveis cobranças.

Como entro em contato com a Prece?

Caso precise entrar em contato, basta enviar e-mail para prece@prece.com.br ou preencher com as suas informações os campos do “Fale Conosco” constante na aba “Contato” no campo superior deste site. Por favor, confirme os dados disponibilizados para retornarmos com êxito o contato.

Caso prefira, você também pode ligar para nossa Equipe de Atendimento, nos dias úteis das 9h às 17h, através dos contatos disponibilizados abaixo.