Saúde e Bem-Estar

18 set

Saúde e Bem-Estar

Saúde e Bem-Estar

Imunidade em tempos de pandemia

Como reforçar a imunidade em tempos de pandemia?

 

Por Sânia Motta*

 

A pandemia de coronavírus, que chegou ao Brasil em março, trouxe muitos medos e incertezas para todos. Para prevenir a Covid-19, os cuidados com a higiene foram redobrados e muitas falsas informações sobre como evitar a doença também foram divulgadas.

 

No entanto, é de comum acordo que alguns simples cuidados podem ser tomados a fim de evitar a propagação do vírus, principalmente entre os mais alérgicos. Além de seguir todas as orientações fornecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – como fazer o distanciamento social, manter as mãos sempre limpas e usar máscaras -, é importante deixar os ambientes arejados e manter a imunidade em dia.

 

Para o Dr. Alexandre Okamori, imunologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, inúmeros hábitos diários podem contribuir para melhorar nossa imunidade. “Procure sempre fazer refeições saudáveis e balanceadas, com ampla ingestão de frutas e verduras. Também é importante beber bastante líquido, principalmente água, ficar atento à qualidade do sono e praticar atividades físicas regularmente, mesmo em casa”, destaca.

 

A influência da saúde mental na imunidade

Além de seguir as orientações de cuidados com o corpo, Dr. Alexandre lembra a importância de cuidar da saúde mental, principalmente em tempos de isolamento, em que as pessoas passam a ter maior propensão a desenvolver ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

 

“O estresse e outras alterações emocionais são fatores que podem contribuir para a baixa imunidade. Por isso, o contato com familiares e amigos, mesmo que por meio de ligações e videoconferências, é essencial para manter a socialização. Desenvolver novos hobbies e inserir atividades de lazer, ainda que virtuais, também ajudam a manter a mente saudável”, ressalta o médico.

 

Segundo o imunologista, os idosos pertencem a um grupo que merece cuidado extra quando se fala em imunidade. “Conforme o corpo envelhece, ocorrem alterações nas defesas do organismo, favorecendo o aparecimento de doenças. Por isso, é essencial dar uma atenção ainda mais especial à alimentação e ao sono regular, sem esquecer as atividades físicas e os cuidados com a saúde mental”, reforça.

 

Dr. Alexandre alerta ainda sobre fórmulas ‘mágicas’ que prometem aumentar a imunidade. “Não existe um medicamento específico para isso. A imunidade é um fator imprescindível para a defesa do organismo contra agentes invasores, sejam bactérias ou vírus, como o da influenza ou o próprio Covid-19. Mas, para proteger o corpo contra vírus ou bactérias, a maneira mais eficiente continua sendo a adoção de hábitos saudáveis”, conclui.

 

Imunidade alta, saúde em dia

 

– Mantenha o organismo hidratado.

– Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça.

– Deixe o ambiente arejado, com janelas abertas.

– Evite o contato com pessoas gripadas ou resfriadas.

– Tente respirar sempre pelo nariz e não pela boca, pois as narinas têm a função de filtrar e aquecer o ar que entra.

– Lençóis, edredons e roupas devem ser expostos ao sol e lavados sempre que necessário.

– A alimentação deve ser balanceada com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas são essenciais, principalmente as que contêm vitamina C, como a laranja. Elas ajudam a prevenir gripes e resfriados.

 

*Sânia Motta integra o núcleo editorial da Nós da Comunicação.